No próximo domingo, 10, muitas famílias se encontrarão apenas virtualmente para desejar um Feliz Dia das Mães, respeitando às recomendações de isolamento social em combate à Covid-19. No entanto, a ocasião também é propícia para a preparação de um almoço especial para as pessoas que se encontram no mesmo ambiente.

A dica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo é preparar a Tilápia ao Molho de Laranja e Iogurte, peixe com baixo teor de gordura, sabor suave e facilmente encontrado nos estabelecimentos comerciais, que garantirá uma refeição leve, econômica e rica em nutrientes.

A receita da Tilápia ao Molho de Laranja e Iogurte e muitas outras estão no livro Pescado: Saúde e Nutrição e foram preparadas com consultoria do Instituto de Pesca e testadas pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), órgãos da Pasta Estadual.

Dê preferência ao pescado cultivado ou capturado em São Paulo, como a tilápia, uma forma de apoiar e fortalecer o setor pesqueiro neste momento de pandemia. Você pode conferir as espécies de pescado aqui.

Acompanhe a receita e bom apetite!

 

Tilápia ao Molho de Laranja e Iogurte

dia das maes

Ingredientes:

  • 2 e ½ laranjas grandes (600g)
  • 1 copo de iogurte natural e desnatado (160g)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15mL)
  • 4 filés de tilápia (400g)
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de margarina (16g)
  • 1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo (15g)

Modo de preparo:

Lave as laranjas. Esprema o suco de duas laranjas, misture com o iogurte e o azeite de oliva e reserve. Lave os filés e coloque-os em uma forma refratária, tempere os dois lados dos filés com sal, despeje o molho de suco de laranja com iogurte e azeite por cima do peixe e deixe marinando em geladeira por aproximadamente 30 minutos. Descasque a laranja que sobrou, retire toda a parte branca e corte-a em gomos. Retire a pele dos gomos e reserve. Após marinado, asse os filés junto com o molho de laranja em forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que a carne desfie facilmente. Retire a assadeira do forno, despeje o molho em uma panela e volte o peixe sem o molho ao forno a 150ºC por mais 20 minutos. Leve a panela com o molho ao fogo brando. Misture a margarina com a farinha de trigo até obter uma massa homogênea, e junte essa mistura à panela com o molho, aos poucos, para não empelotar. Cozinhe por aproximadamente 5 minutos e reserve. Retire o peixe do forno, despeje um pouco de molho sobre ele e o resto do molho reserve em uma molheira. Decore o prato com os gomos de laranja e sirva junto com a molheira.

Tempo: 1h 30min

Rendimento: 2 porções

Peso da porção: 158g

Valor calórico da porção: 414 Kcal

 

Por: Paloma Minke - Assessoria de Imprensa - SAA

Imagem: Assessoria de Imprensa - SAA