salgado1

 “Um fotógrafo é literalmente alguém que desenha com a luz. Um homem que escreve e reescreve o mundo com luz e sombra. Coloque vários deles em um mesmo lugar e eles tirarão sempre fotos diferentes. Cada um tem sua maneira de ver em função da sua história.” Sebastião Salgado

 

No dia em que se comemora o Dia Nacional do Fotógrafo (08.01), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca/APTA, homenageia todos os profissionais que têm um olhar sensível e comprometido com a visibilidade a ser dada aos seres do nosso planeta.

A combinação de cores, luz, enquadramento e ângulo na produção de imagens vai além do compromisso de retratar a realidade ou momentos importantes. Muitas vezes, alguns trabalhos fotográficos são tão complexos que se tornam arte.

Prova disso são as obras de Sebastião Salgado, fotógrafo mineiro, (re)conhecido mundialmente por descobrir cenários impressionantes – compostos por seres humanos e espécies da flora e da fauna de cada canto do planeta – e revelá-los em suas fotografias, que ganham ainda mais valor pelo qualitativo tratamento das cores preta e branca, marca registrada de seu trabalho.

Para esta homenagem foram selecionadas belas e surpreendentes fotos de animais sob e sobre águas de rios, mares e oceanos, muitas do livro “Gênesis”, resultado de um trabalho realizado por Salgado, nas viagens feitas por mais de 30 países, entre 2004 e 2012.

Aprecie sem moderação, pois o hábito de contemplar esta arte está liberado!

salgado2

Fonte: Pinterest

 

salgado3

Fonte: Pinterest

 

salgado4

Fonte: Pinterest

 

salgado5

Fonte: Pinterest

 

salgado6

Fonte: Pinterest

 

salgado7

Fonte: Pinterest

 

salgado8

Fonte: Pinterest

 

salgado9

Fonte: Pinterest

 

salgado10

Fonte: Pinterest

 

salgado11

Fonte: Pinterest

 

salgado12jpg

Fonte: Pinterest

 

Conheça mais sobre este gênio da fotografia, por meio do documentário Revelando Sebastião Salgado.

 

A fotógrafa do Aquário IP

A homenagem ao Dia do Fotógrafo não poderia ser finalizada sem o agradecimento à estagiária em Jornalismo do Centro de Comunicação e Transferência do Conhecimento do Instituto de Pesca, Thaiane Muniz, pelo excelente trabalho fotográfico que tem feito, sobretudo no Aquário IP, onde, unindo técnica e sensibilidade, consegue registrar características e comportamentos únicos dos seres que ali habitam, por meio de fotografias como esta abaixo.

WhatsApp Image 2020 01 09 at 11.53.19

Fonte: Thaiane Muniz

 

Texto: Gabriela Souza

Fotos: Pinterest e Thaiane Muniz

CECOM - Centro de Comunicação