Por meio de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com o apoio do CNPq, o Instituto de Pesca busca aprimorar o atendimento à sua responsabilidade de atuar na formação de futuros pesquisadores, dando oportunidade aos jovens de integrar a dinâmica institucional de pesquisa, conhecendo seus meandros, seus atores, sua motivação e diferentes metodologias científicas. O foco é preparar os jovens que procuram esta Instituição para tomar uma decisão: atuar ou não em uma carreira extremamente competitiva e exigente, pois um espaço nessa carreira, nesse nicho do mercado de trabalho, exige cada vez mais múltiplas competências, além de tempo e esforço investidos em formação.


O QUE É O PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às instituições, as quais são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

 

 São objetivos específicos do Programa:

· despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;

· contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;

· contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;

· estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;

· contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;

· contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

· estimular pesquisadores produtivos a envolver alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

· proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;

· ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

 

DURAÇÃO DA BOLSA

A bolsa tem duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) que tem início em 1º de agosto.

 

VALOR DA BOLSA

A bolsa de Iniciação Cientifica corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País (www.cnpq.br/no-pais).

 

PESQUISADOR

Requisitos: estar vinculado à instituição de Ensino e/ou Pesquisa que participa do PIBIC; desenvolver pesquisa científica e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.


ESTUDANTES

Requisitos: cursar graduação e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Condições de participação: procurar em sua área de interesse um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.

 

Edital 2017/2018

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS

INSTITUTO DE PESCA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PIBIC/CNPq/IP/2017-2018

EDITAL no 01/2017

O Instituto de Pesca abre inscrições para 17 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/IP) para o período agosto/2017 - julho/2018. A destinação desta Bolsa obedece à normativa do CNPq (RN 017/2006), publicada na página (http://www.cnpq.br).

O que é o PIBIC?

O PIBIC é um programa voltado à iniciação científica, destinado a estudantes universitários e desenvolvido em instituições de ensino e/ou pesquisa. Seu objetivo é contribuir para a formação de novos talentos em pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Os candidatos a Bolsistas de Iniciação Científica pelo Programa devem apresentar bom desempenho acadêmico e ter potencial e interesse para dar continuidade à carreira científica.

Inscrições: 05 de junho a 05 de julho de 2017

 

Documentos necessários para submissão:

1.   Orientador

1.1.A página do SGP cadastrado em que conste número SGP, título do projeto, resumo, nome coordenador e nome dos integrantes da equipe.

1.2.Súmula Curricular conforme modelo FAPESP (não serão aceitos impressões de Currículo Lattes)

  1. Aluno

2.1.Formulário de inscrição devidamente preenchido.

2.2.Histórico escolar completo do(a) candidato(a) emitido pela Instituição de Ensino Superior (não serão aceitos históricos obtidos via internet)

2.3.Projeto de pesquisa com no máximo 10 páginas, contendo: título, resumo, palavras-chave; introdução, objetivo(s), material e métodos, bibliografia e cronograma de atividades para o período de vigência da bolsa; assinatura do orientador(a) e candidato(a), conforme modelo no site do Instituto de Pesca/PIBIC.

2.4.Comprovante de matrícula atualizado emitido pela Instituição de Ensino

2.5.Cópia(s) de documento(s) que informe(m) os números do CPF e do RG do(a) candidato(a)

(ATENÇÃO: todos os documentos deverão ser enviados em formato PDF diretamente aos membros indicados do Comitê PIBIC/IP listados a seguir, sempre com cópia para a coordenação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), (sem passar pelas vias hierárquicas institucionais):

- No caso de propostas do Centro de Pesquisa do Pescado Marinho, para Márcia Galvão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

- No caso de propostas dos Centros de Pesquisas do Pescado Continental, Recursos Hídricos e Aquicultura, para Fernando Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Informações importantes:

- Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta

- Número máximo de bolsistas por orientador: 2 (dois)

- Valor da bolsa: R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês

 

- Pré-requisitos para o orientador:

            -Ser pesquisador com título de doutor e experiência compatível com a função de orientador/formador de recursos humanos qualificados e ter produção científica nos últimos três anos divulgada em veículos de comunicação de sua especialidade.

-Estar cadastrado em Grupo(s) de Pesquisa do CNPq

-Ter título de doutor, dando-se preferência a pesquisador de reconhecida competência/produtividade científica

- Ter publicado no mínimo um artigo científico nos últimos 2 anos

- Ter o projeto ao qual se destina a bolsa PIBIC cadastrado no SGP da APTA/SAA cadastrado, observado o prazo de limite de 1 ano para seu término a partir da inscrição neste edital

- Pré-requisitos para a seleção do candidato:

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação

- Ter bom rendimento acadêmico

- Não ter dependência em disciplinas

- Não ter vínculo familiar com o orientador

- Ter disponibilidade mínima de 70 horas mensais para atuar no projeto

- Não ter bolsa de qualquer outra natureza

Avaliação e seleção

A definição do contemplado com bolsa PIBIC será feita pelo Comitê Interno e Externo do PIBIC/CNPq/IP, após avaliação dos projetos e dados dos orientadores e candidatos que atenderem a este Edital, de acordo com as normas do CNPq e deste edital.

As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios, após observação de todos os documentos solicitados para a submissão, sendo facultados ao Comitê Interno critérios objetivos de desempate.

- Qualidade científica: estrutura do projeto, originalidade e redação

- Será observado o limite de 01 bolsista por projeto até o máximo de dois

- Ter projeto cadastrado no SGP

- Pesquisador com bolsa produtividade, participante de grupo de pesquisa do CNPq e ter publicado no mínimo dois artigos científicos em veículos de comunicação de sua especialidade e área de atuação nos últimos 2 anos

- Ter contribuído com a formação de recursos humanos em sua área de atuação

 

A listagem dos contemplados com bolsa será publicada no site institucional até o dia 06 de agosto de 2017.

O Comitê informará aos Diretores de Centro o número recebido de propostas e do resultado da seleção final por Centro uma vez que o cumprimento da carga horária é de sua responsabilidade, compartilhada com o respectivo orientador do aluno.

Obrigações do Bolsista

- Fazer apresentação oral dos resultados finais do projeto no "Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca (SICIP)".

- Elaborar e enviar ao comitê do PIBIC um relatório parcial aos 06 (seis) meses de vigência da bolsa e um relatório final no final da vigência da bolsa concedida pelo CNPq, segundo modelos disponíveis no site do Instituto de Pesca/PIBIC. As datas serão divulgadas em tempo hábil no transcorrer do ano de vigência das bolsas.

Obrigações do bolsista e do orientador

- Apresentar um resumo expandido dos resultados de seu projeto para compor os Anais do Seminário de Iniciação Científica do Instituto de Pesca (Anais do SICIP).

- O bolsista só poderá se ausentar da Instituição para a realização de pesquisa de campo, participação em evento científico ou por outro motivo justificado pelo orientador e endossado pelo Comitê Institucional.

- Fazer referência ao apoio recebido do CNPq nos trabalhos publicados em decorrência das atividades desenvolvidas no projeto que tenha sido contemplado com a Bolsa PIBIC

- O bolsista poderá ser desligado ou suspenso do Programa por diferentes motivos: falta de interesse e/ou de disponibilidade para o desenvolvimento do projeto de pesquisa; afastamento da Instituição por motivo não justificado; não apresentação de relatório parcial no prazo estabelecido.

- O bolsista pode pedir cancelamento da bolsa a qualquer tempo e por qualquer motivo, sendo que a justificativa deverá ser endossada e assinada pelo orientador e enviada imediatamente ao Comitê que procurará repassar o restante dos meses da bolsa para outro aluno/orientador

Para mais esclarecimentos, consultar a página do CNPq - Áreas e Programas, no seguinte endereço: http://www.cnpq.br, especificamente a Resolução Normativa 017/2006, item “Iniciação Científica (IC)”.

Bolsistas selecionados

2015/2016

2016/2017

Comitê PIBIC/CNPq

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

COMITÊ INSTITUCIONAL DO PIBIC/CNPQ/IP

 

Marie Anne Najm Chalita (coord.) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Márcia S. N. Galvão - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Marcelo R. Souza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando S. Fonseca - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria José T. R. Paiva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cibele Santos Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cláudia Maris Ferreira Mostério - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Angela Cristina de Campos Trindade - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Márcia Navarro Cipólli - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

COMITÊ EXTERNO PIBIC/CNPQ/IP

 

Profa Dra. Maria Lúcia Zaidan Dagli

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

 

Prof. Dr. Francisco Javier Hernandez Blazquez

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP

Resolução Normativa CNPq 017/2006

RN-CNPq 017/2006

 

Ficha de inscrição

Clique aqui e faça o download da ficha de inscrição PIBIC.

 

Modelo para submissão de projeto de pesquisa

Modelo de projeto de pesquisa para submissão à Bolsa PIBIC 2017-2018

 

Apresentação do orientador:

Título e resumo do Projeto do Pesquisador/Orientador em que se insere o projeto do aluno, destacando em que parte haverá atuação do bolsista.

 

Já possui alunos/estagiários trabalhando neste projeto?

 

Número SGP

 

Projeto para submissão (máximo 10 páginas, fonte times new roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5)

 

Título

Orientador

Autor

Faculdade em que cursa graduação

Palavras-chave

Resumo

Introdução

Objetivo(s)

Material e métodos

Bibliografia

Cronograma de atividades para o período de vigência da bolsa, assinado pelo orientador(a) e candidato(a)

 

Modelos de relatórios

MODELO

Relatório parcial PIBIC/CNPq-IP

 

Bolsista:

Orientador:                                                   

Título do projeto:

 

I-                   Resumo das atividades desenvolvidas no período (descrever as atividades segundo a metodologia e o cronograma de trabalho propostos no projeto)

II-                Resultados parciais obtidos no período abrangido pelo relatório ou justificativa de uma provável não obtenção de resultados.

III-             Objetivos atingidos.

IV-             Discussão dos resultados parciais obtidos (obrigatório se houver resultados).

V-                Conclusões.

 

............, ........ de ... de 201

 

 

 

 

 

(nome)

Bolsista

(nome)

Orientador

 

 

 

Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5.

Na capa deverá constar: Programa de Iniciação Científica do Instituto de Pesca/CNPq. 

Não encardenar.   

Máximo 10 páginas.

Relatório com assinatura do orientador e bolsista

 

MODELO

Relatório final PIBIC/CNPq-IP

Bolsista:

Orientador:

Título do projeto:

 

Resumo do projeto com os objetivos iniciais.

Introdução.

Resumo das atividades desenvolvidas no período (descrever as atividades segundo a metodologia e o cronograma de trabalho propostos no projeto)

Material e Métodos utilizados.

Resultados finais obtidos no período abrangido pelo relatório ou justificativa de uma provável não obtenção de resultados.

Objetivos atingidos.

Discussão dos resultados obtidos (obrigatório se houver resultados).

Conclusões.

Produção científica (artigos, notas, resumos em reuniões científicas, textos de difusão)

Outras informações relevantes (cursos e treinamentos realizados, atividades complementares, dificuldades encontradas, etc.)

 

Avaliação do aluno: importância da bolsa PIBIC na sua formação educacional

Avaliação do orientador: importância da Bolsa PIBIC no desenvolvimento de seu projeto de pesquisa

 

 

 

............, ........ de ..... de 201..

_______________________________

(nome)

Bolsista

 

 

(nome)

Orientador

 

 

Apresentação:

 

Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5.

Na capa deverá constar: Programa de Iniciação Científica do Instituto de Pesca/CNPq. 

Não encardenar.   

Máximo 10 páginas.

Relatório com assinatura do orientador e bolsista

 

end faq