O Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina em São Paulo

Desde sua criação em 1969, o Instituto de Pesca tem sido o órgão responsável pela coleta, armazenamento, processamento e disponibilização de informações sobre a produção pesqueira marinha desembarcada no Estado de São Paulo. Atualmente, o monitoramento dos desembarques da pesca marinha é realizado pela Unidade Laboratorial de Referência em Controle Estatístico da Produção Pesqueira Marinha (em Santos) em conjunto com os Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte (em Ubatuba) e do Litoral Sul (em Cananéia). Estas unidades pertencem ao Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Pescado Marinho. A coleta de dados é realizada em mais que 200 pontos de descarga de pescado ao longo de toda costa paulista.

As informações sobre a atividade pesqueira marinha e estuarina do Estado de São Paulo podem ser obtidas no site www.propesq.pesca.sp.gov.br. Neste site é possível acessar o banco de dados do Programa de Monitoramento e obter as edições publicadas do Informe Pesqueiro de São Paulo (ISSN 2359-2966), além de ter mais informações a respeito da pesca em São Paulo e seus municípios e sobre as espécies de pescado capturados.

Pescadores e armadores que colaboram com o Programa de Monitoramento podem solicitar a qualquer momento e gratuitamente Relatórios de Produção Pesqueira de sua atividade. Estes relatórios trazem informações sobre as viagens e as capturas realizadas por um pescador ou embarcação e podem ser utilizados como comprovante da atividade pesqueira do pescador ou da embarcação para diversos fins.

 

Informações para contato:
Unidade Laboratorial de Referência em Controle Estatístico da Produção Pesqueira Marinha do Instituto de Pesca
Av. Bartolomeu de Gusmão, 192
Ponta da Praia - Santos (SP) - Brasil
CEP 11030-906
Contato: (13) 3261-5160 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.propesq.pesca.sp.gov.br

 

Estatística Pesqueira